top of page

E lá vem mais uma ideia

104663203_2604260533173491_1624256479612
103280583_2592235537709324_6410947684314
104212070_2598355857097292_5066785863511

Ideia #6

"Leiturinhas"

A seguir vamos apresentar algumas sugestões de obras literárias infantis para apreciar em momentos de "leiturinha", seja com a família ou com a turma toda.

O Homem que Amava CaixasAcesse aqui

A obra explora a complexidade das emoções envolvidas quando se ama alguém, tratando de maneira simples e bonita sobre o relacionamento entre pai e filho. Com ilustrações alegres e muita sensibilidade.

As Panquecas de Mama Panya! Acesse aqui

Você sabia que no Quênia também se comem panquecas, ou vikaimati, que é o nome delas na língua local? Pois é o que Mama Panya resolve fazer de jantar, para a alegria de seu filho, Adika! Juntos, eles vão ao mercado comprar os ingredientes que faltam para a receita. No caminho, um pouco da vida cotidiana, dos animais e da cultura de um vilarejo da costa leste da África.

Era uma vez um conto de fadas inclusivo. Acesse aqui

A obra reúne 04 livros infantis inspirados nos clássicos contos de fadas em uma versão onde os personagens principais são pessoas com deficiência, como a “Chapeuzinho da Cadeirinha de Rodas Vermelha”, a “O Pequeno Polegar que não conseguia andar”, “Branca Cega de Neve” e “O segredo da Rapunzel”. 

Para acessar mais obras como esta veja nossa Biblioteca Virtual clicando aqui e aproveite!

Ideia #5

Chocalhos sensoriais
 

Sabe as garrafas PET que sobraram da festa que aconteceu no final de semana? E aqueles restinhos de coisas que você tem pena de jogar fora, como o glitter do Carnaval, as miçangas da pulseira que rebentou, entre outros? 


Bom, agora teremos um ótimo lugar para organizar todos estes elementos, CHOCALHOS SENSORIAIS!

Os chocalhos que estimulam o olfato além do som liberam aromas, já os chocalhos que estimulam a vista são um tanto quanto silenciosos, porém mágicos aos olhos de quem os mexe, e os chocalhos sonoros são ótimos para aguçar o ouvido e perceber os diferentes ritmos, intensidades e formas de som.
 

Para os chocalhos que estimulam o sentido do olfato, utilizar todas as garrafas possíveis, de diferentes tamanhos, formas e cores. Colocar dentro delas elementos naturais (como canela em rama, cravo, anis estrelado, hibisco, palo santo) em quantidades moderadas, que não passem de 1/3 do recipiente. Fechar a tampa fortemente e caso for necessário podemos utilizar algum tipo de cola para fixar. Logo, fazer vários furinhos na garrafa para deixar o aroma passar. (Cuidado no tamanho dos furos, para que os elementos não saiam da garrafa).

Para os chocalhos que estimulam o sentido da vista, utilizar, também, todas as garrafas possíveis, de diferentes tamanhos, formas e cores. Colocar dentro delas, água, gel de cabelo, azeite ou outros elementos líquidos e combinar com elementos que possa flutuar dentro, como lantejoulas, glitter, fitas, pequenos brinquedos, miçangas, bolinhas de gel e o que tivermos à disposição. Fechar muito bem e se necessário utilizar algum tipo de cola para fixar.

Para os chocalhos sonoros, colocar dentro das garrafas diferentes elementos que provoquem diferentes efeitos sonoros, por exemplos, pedras, folhas secas, arroz, feijão, tampinhas de outras garrafas, lacres de lata, etc. Novamente, tome muito cuidado ao fechar e garanta que esteja bem fechado.

Deixe a imaginação fluir, crie e recrie, faça junto com as/os pequenas/os e aproveitem! Estas foram apenas algumas ideias, utilize-as como inspiração para grandes invenções.

chocalhos 2.jpg
chocalhos1.jpg
chocalhos.jpg

Ideia #4

Taina 3 - A Origem.jpg
206136.jpg-c_215_290_x-f_jpg-q_x-xxyxx.p
descarga.jpeg
Dia do CINEMA!

Todo mundo sabe que crianças (e adultos) amam filmes. Muitas vezes, nas escolas, temos o "Dia do Cinema" ou decidimos fazer nossos dia do Cinema em casa, mas nem sempre os filmes selecionados são os adequados para as crianças e o contexto, sem contar que muitos contêm mensagens confusas ou que podem não são bem captadas pelas crianças.

O que acha de propor um Dia do Cinema Nacional Infantil de qualidade? Com pipoca feita com grão de milho estourado na panela e água com gelo, menta e hortelã (muito mais refrescante que refrigerante!!).

Selecionamos três filmes nacionais com temáticas e mensagens muito interessantes, divertidas e importantes para as crianças, veja só:

1. Tainá - A Origem (2013):

O filme apresenta a Taina, uma pequena indígena da terra Amazônica. No filme ela nos traz de forma muito divertida e verdadeira costumes, hábitos, lendas e brincadeiras de sua comunidade, assim como um grande ênfase na diversidade, preservação natural e consumo consciente. Temas super importantes, não é mesmo?
Dá uma olhadinha no trailer e aqui o filme completo!


2. As aventuras do Avião Vermelho (2014): (desenho animado)

Este filme, baseado no livro com o mesmo título, traz a história de Fernandinho, um menino de 8 anos cheio de energia e pouca atenção dos adultos a sua volta. Seus dias mudam quando recebe um presente muito importante: um livro antigo, que seu pai lia quando era criança. Ao longo desta jornada ele descobre o mundo da literatura e o prazer de ler, assim como a importância da amizade.
Veja aqui o trailer e o filme completo!


3. Corda Bamba (2012):

Este filme apresenta a história de Maria, uma menina de 10 anos, filha de equilibristas de circo. Durante o filme ela passa por diversas situações em sua vida nas quais lidará com muitos sentimentos, emoções e conflitos. Além de mostrar de forma muito real o como crianças vivem suas emoções e situações algumas vezes incomprendidas pelos adultos, nos ensina sobre a vida no circo, essa vida que muitas vezes é tão distante da nossa realidade que não sabemos nem como ela realmente é.

Assista o trailer!

Ideia #3

Tintas naturais

Que tal reinventar o momento da pintura? Utilizando materiais totalmente atóxicos com as crianças; agindo sustentavelmente e ensinando sobre reaproveitamento de recursos naturais que iriamos descartar. E ainda por cima, mostrar que alimentos naturais, que temos em nossa casa, podem se converter em tintas. Será isso possível?

Claro que sim! Tudo isso e muito mais acontece ao realizar com crianças uma única atividade: criar tintas naturais.

Para a criação de tintas com textura similar a aquarelas, será necessário alguns alimentos e cascas em quantidades de acordo com a quantidade e coloração que se deseja; uma panela, colher, faca com ponta redonda e coador; potes de vidro que não utilizamos mais; e água.
O processo é muito simples, basta você colocar o alimento para ferver na panela com água. Ferva por aproximadamente 5 minutos (a quantidade de água dependerá da quantidade de tinta que se deseja realizar. Recomendamos que a panela seja pequena e os alimentos sejam cortados, assim a pigmentação natural será mais aproveitada.) Coe o líquido dentro do pode de vidro e você terá sua aquarela natural. Caso quiera "engrossar" basta adicionar um pouco de amido de milho.

Para criar trintas com texturas similares a guaches, será necessário alguns alimentos "secos" ou corantes alimenticios que tenhamos em casa; recipiente para misturar e colher; clara de ovo ou "baba" de babosa; água; e pote de vidro. Basta adicionar o corante ou um pouco do alimento em pó no recipiente com a clara ou a baba e misturar. Caso perceber que ficou "grosso" demais, adicione um pouquinho de água na mistura. Caso quiser, pode utilizar cola branca atóxica no lugar da clara de ovo. 

A melhor parte deste processo é a exploração do novo pelas crianças, acompanhe este processo de maneira carinhosa e muito atenta aos questionamentos. Comece o processo junto a criança desde a colheita, seleção ou compra dos materias, leve-a à feira, por exemplo e mostre que alimentos que iriam para descarte podem ser utilizados para a realização de suas tintas naturais. Durante o processo de elaboração das tintas incentivem a autonomia, como encher a panela de água, lavar e cortar os alimentos, misturar, carregar as peças de vidro, realizar as medições das porções de cada item, entre outras tarefas. Deixe que experimentem, colocando mais ingredientes para intensificar as tonalidades ou até misturando elas. Proporcione diferentes elementos para que criem suas artes, desde os potes de vidro abertos, pinceis naturais, gravetos, linhas, garrafas com biquinho vertedor, entre outros para que as crianças possam criar da forma mais interessante e desafiadora a cada uma. A criação deve ser delas para elas, as crianças.


Para conhecer quais alimentos e elementos da natureza precisamos para cada cor que desejamos criar, assim como mais informações sobre os processos de criação, materiais para fixar ou ressaltar a cor, entre outras curiosidades, acesse este material. Você irá se surpreender!
Dica rapidinha: a terra é o elemento que mais cores nos permite criar, experimente com diferentes quantidades e formas de misturar.

Estas tintas são a base de água, o que torna elas perfeitas para a utilização com as crianças em diversos espaços, porém, recomendamos que sejam utilizados em superficies que não serão lavadas, para que mantenham a pigmentação. Ambas as tintas se decompõe, caso não sejam utilizadas, entre 5 a 15 dias. Recomendamos que sejam elaboradas em pequenas quantidades, para o seu maior proveito e diminuição de desperdícios.

images.png
images (1).png
file.png
images (2).png
WhatsApp Image 2018-10-22 at 09.10.37.jp
WhatsApp Image 2018-10-22 at 09.10.37.jp

Ideia #2

Pingo Bag

Pensando nos dois eixos que devem guiar nossas práticas pedagógicas: bricandeiras e interações, a Pingo Bag foi criada para garantir que qualquer lugar seja o lugar das brincadeiras, assim como da partilha.

Fáceis de lavar, guardar e transportar permitem que as crianças realizem seu translado, garantido a autonomia dos pequenos junto aos seus pertences.

Para saber mais e/o realizar a compra visite o site: https://www.pingobags.com.br/ 

painel-sensorial-montessori-19.jpg

Ideia #1

Painel sensorial

Todo mundo já deve ter visto um painel sensorial e achou incrível, tanto que quis fazer em casa ou no espaço onde trabalha, mas achou que era difícil demais e simplesmente desistiu da ideia, certo?

Te convidamos a tirar a ideia da gaveta e por ela no papel (ou melhor, na parede).

Pegue diferentes objetos que estão em desuso na sua casa, como maçanetas, chaves, cadeados, tubos, plugues, chaves de luz, calculadora, sapatos, cadarços, colheres, tampas de panela, etc. Realize a higienização adequada destes materiais. Logo pegue brinquedos que a criança não costuma brincar com tanta frequência e ficou descartado no canto, também deve realizar a higienização do mesmo.

Aconselhamos garantir que tenha diferentes texturas, caso não for possível obter com os objetos que selecionou, utilize pequenas sacolas plásticas transparentes aos quais irá encher de materiais como areia, folhas, agua, inclusive misturar brinquedos e esses materiais se achar necessário.

Logo, pegue uma pranchete de madeira, ou utilize a própria parede para isso, e cole os objetos de forma que fiquem na altura da criança, mesmo que ela esteja sentada no chão.

Utilize a imaginação e crie diferentes arranjos, sugerimos que renove o espaço periodicamente para que sempre tenha ar de novidade para os pequenos.

18be6781792cc81e47d7a3583226757f.jpg
IMG_20171218_092519838.jpg
Ideia #1
Ideia #2
Ideia #3
Ideia #4
Ideia #5
Ideia #6
bottom of page